- Área: 5300 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Armando Ribeiro, Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência de Estudantes é um projeto para 254 camas numa área de 5300m2, dividida em 4 pisos. Todo o edifício foi desenhado a partir da resolução de duas questões: o desnível topográfico e o uso do módulo, neste caso do quarto de dormir com 2,55mx5,80m. Este módulo, em associação, constitui unidades habitacionais, conjuntos de 6, 8 ou 12 quartos associados. Sendo o elemento principal do programa, estes módulos definiram a regra de composição de todo o edifício.
Para além da repetição modular, o edifício é absolutamente simétrico a partir do eixo, o corredor central. Esta simetria é propositada para permitir a orientação das unidades residenciais a norte ou a sul, conforme a melhor disposição de luz nos diferentes pisos.
O desnível é resolvido em quatro pisos, desfasados dois a dois sendo o corredor central o eixo de charneira. Neste caso o desfasamento, que faz avançar os dois pisos inferiores, permite a criação de um pátio à cota do piso -2.
Entre lajes, os painéis de betão prefabricados e os caixilhos criam um ritmo de aberturas, deixando perceber para o exterior as áreas comuns através do uso de cores fortes nas paredes e pisos.